top of page

Ação Social

“DAR MAIS VIDA AOS ANOS”

 

 Projecto de Apoio Social da ASF Carvoeira

 

Social

A evolução da ciência e medicina no século XX, assim como outras condicionantes, conduziram ao aumento da esperança de vida.

O ser humano conquistou mais anos de vida, como consequência natural do desenvolvimento humano, surgem problemas de saúde que determinam a perda de autonomia do indivíduo.

Ao ver a sua autonomia diminuída o indivíduo, depara-se com a necessidade de respostas mais específicas e personalizadas por parte dos prestadores de cuidados, sejam eles formais ou informais, com vista à obtenção de uma melhor qualidade de vida.

 

A ida para o Lar gera muita controvérsia na família, devido a inúmeros factores que não cabe aqui enumerar. Hoje em Portugal, as políticas sociais e de saúde defendem a permanência em domicílio o maior tempo possível, prevendo-se mesmo ajuda financeira para as alterações físicas da habitação, segundo o despacho 6116/2007, conforme as necessidades das pessoas.

Neste contexto, a Associação de Socorros da Carvoeira pretende levar a cabo a construção de um Centro de Dia, com Apoio Domiciliário, com o objectivo central de abranger toda a pessoa idosa em domicílio, permitindo uma melhor prestação de cuidados ao nível da saúde e apoio social, numa zona ainda a descoberto destas respostas sociais. Por isso mesmo o Serviço de Apoio Domiciliário, tornou-se uma prioridade, já que ao nível lúdico e ocupação a JFC vai desenvolvendo algumas actividades.

A nossa Missão.

O idoso é acima de tudo uma pessoa com direitos e deveres, tornando-se naquilo que faz e deixando de ser o que já não faz, por isso com vista ao empowerment do idoso a Associação tem como lema “Dar mais vida aos anos”, através do desenvolvimento de três pilares fundamentais, na sua acção com a população idosa: participação, saúde e segurança.

 

 O idoso será sempre um membro da equipa, com o direito de participar na construção do seu plano individual de cuidados, com vista à promoção da sua saúde/bem-estar e cujo respeito pela sua individualidade e privacidade estará sempre em primeiro plano, assim como serão respeitados os seus usos e costumes, desde que não ponham em perigo a sua saúde e segurança.

 

A prestação de todos os cuidados adequados à satisfação das suas necessidades, quer sejam AVD ou AIVD tem em vista manter ou mesmo melhorar a sua autonomia, bem como a sua saúde e segurança.

Levantamento de Necessidades na Freguesia da Carvoeira.

Análise Swot

O levantamento de necessidades teve como objectivo final a recolha de dados relativos aos idosos, tendo em vista a justificação da sua autonomia e maior conhecimento das suas necessidades, com o fim de implementar e desenvolver o tão desejado Serviço de Apoio Domiciliário, para vos servir mais e melhor. Para o desenvolvimento do SAD, o acordo de cooperação com o ISS, IP é fundamental.

Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados

A ASFC como entidade de referência da Segurança Social, iniciou a distribuição de alimentos no ano de 2006 às famílias de RSI da Freguesia da Carvoeira, alargando em 2008 para as freguesias vizinhas. Com o grau de exigências a aumentar por parte da S. Social, voltamos a servir em 2012 apenas a nossa freguesia. Todo o processo é organizado pela Assistente Social da Instituição  e as famílias apoiadas enquadram-se nos seguintes critérios de elegibilidade: baixos rendimentos, doença prolongada, desemprego prolongado e monoparentalidade.

 

Este apoio de géneros alimentícios torna-se um factor de grande ajuda para as pessoas com mais dificuldades, que certamente estão gratas pela ajuda recebida. A luta contra as desigualdades sociais e contra a fome são fundamentais para que muitas famílias consigam ultrapassar momentos de maior dificuldade. A nossa Instituição que tem uma forte vertente de cariz social continuará sempre a trabalhar em prol de ajudar a melhorar as condições de vida àqueles que mais necessitam. Nesse sentido a Associação está disponível para que além dos agregados familiares que temos referenciado, outros que por alguma razão estejam a passar por dificuldades pontuais possam beneficiar desta medida.

 

 

PROJECTO

ALIMENTAR

  

PROTOCOLOS

ACTIVIDADES

2015
bottom of page