top of page

Parcerias.

A cooperação e as parcerias alargadas entre instituições do mesmo sector potenciam o desenvolvimento de novos serviços ou processos, a criação de alianças entre instituições, visando a oferta de serviços mais completos ou integrados, bem como o desenvolvi­mento de estudos, a definição e imple­mentação de acções de formação pro­fissional, a participação em actividades ou o acesso a novos mercados.

No actual contexto de globalização, de crescimento económico diferen­ciado nas diversas zonas e também de maior concorrência com o sector privado, a sustentabi­lidade das instituições e sectores está intimamente ligada à sua capacidade de conceber, produzir e distribuir pro­dutos e serviços de valor crescente, de capturar uma parte significativa do valor acrescentado gerado nas ca­deias de fornecimento e de chegar ao maior número possível de mercados e clientes.

 

A  ASF Carvoeira tem vindo a apostar em ter Parceiros que acompanham e complementam os projectos socias estratégicos, a UASO como uma força da voz na região Oeste, onde temos tido um papel activo como membro da direcção, a ANTRA é o culminar de todo um trabalho de décadas, onde as instituições se fazem representar a nível Nacional, mais uma vez a nossa participação como membro da direcção tem sido de elevar a defesa dos direitos das associações na igualdade de tratamento.

O Grupo social nasceu pela necessidade de resolver os mesmos problemas, no caso o "Protocolo com a ARS", como a união faz a força, a ASF Carvoeira, a ASF Dois Portos, a ASF Turcifal e o CSRC Maceira conseguiram os seus objectivos .

A ADSTV nasceu e cresceu com a grande ajuda do nosso Nucleo de Dadores, que ainda hoje esta representado nos orgãos sociais, esta parceria veio reorganizar toda a estratégia da dádiva do sangue na nossa freguesia. 

UASO

União das Associações de Socorros do Oeste

ANTRA sfl

Associação Nacional de Transportes em Ambulância sem fins lucrativos.

Grupo Social
ADSTV

Face à importância crescente da área social nas Instituições, que se tem reflectido, ao nível macro nas políticas nacionais de saúde e segurança social, tendo em conta o papel tradicionalmente reconhecido ao nível micro, como Instituições de Utilidade Pública e de Solidariedade Social, e também das Instituições privadas, e de outras que não o sendo não possuem a utilidade pública, mas que desenvolvem um papel relevante nas comunidades locais onde estão inseridas, não podemos deixar de reflectir em certas questões.

Constata-se o isolamento das Instituições e dos seus quadros técnicos, a ausência de apoios financeiros, cada vez maior do Ministério da tutela, a par  de exigências cada vez mais crescentes, impossibilitando por exemplo, a existência de uma equipa multidisciplinar, com Gestores de Empresas e Psicólogos, com vista a um desenvolvimento sustentado, equilibrado e  mais autónomo do seu projecto de desenvolvimento.

Assim as lacunas de informação no domínio das organizações, ao nível do seu funcionamento global e legal, conduzem a uma incorrecta gestão ao nível do projecto de desenvolvimento das mesmas. Foi neste contexto, que em 2008 a ASF Carvoeira, ASF Turcifal, CSRC Maceira e a ASF Dois Portos se propuseram a trabalhar em parceria, juntando-se em 2010 a AS Outeiro da Cabeça.

As acções de cooperação em curso inserem-se nos domínios dos Assuntos Sociais e Culturais, Formação, Transportes e Equipamentos.

 

 

Associação de Dadores de Sangue de Torres vedras

 

No ano de 1996, Sr Joaquim Moreira Alves apresentou o “Projecto Oeste” Mafra., Torres Vedras e Óbidos. A ADSTV nasceu assim no dia 27 de Junho de 1996. No dia 4 de Janeiro de 1997, tivemos a nossa 1ª. Sessão de colheita no posto médico da Silveira a presença de 56 dadores. No primeiro ano de actividade tivemos 21 sessões de colheita, com 1030 presenças e com 885 unidades recolhidas. 2009, 50 sessões de colheita, com cerca de 4000 presenças e com cerca de 3000 unidades colhidas.

Contamos com núcleos em 18 das 20 Freguesias do Concelho, nesta altura temos cerca de 6000 sócios.

Organizámos o Dia Nacional do Dador de Sangue, onde estiveram cerca de 1000 dadores presentes. Em 2006, organizámos o convívio nacional/Internacional de Dadores de sangue, onde estiveram cerca de 4000 dadores presentes.

26 de Setembro de 2010 realizamos o 1º Encontro Regional do Concelho de Torres Vedras, da responsabilidade da Associação e Organizado pelo Núcleo da ASF Carvoeira.

 

 

bottom of page