top of page

Nucleo Dadores de Sangue.

É bem provável que, neste exacto momento, pelo menos um Português esteja a precisar de receber uma transfusão de sangue. Isso porque, nos hospitais e clínicas de todo o país são utilizados cerca de 5.500 bolsas de sangue, por dia. A quantidade de pessoas que depende das doações de voluntários é enorme. Menos de 1,5% da população portuguesa doa sangue regularmente e, pela falta de doadores anónimos e de amigos voluntários, muitas pessoas podem morrer.

O Núcleo de Dadores de Sangue da ASFC existe desde a fundação da própria associação (1992), estando afecto á instituição como uma valência. Contou inicialmente com o grande envolvimento dos voluntários socorristas como dadores, crescendo aos poucos até á formação da Associação de Dadores de Sangue de Torres Vedras (ADSTV) (2007) que passou a organizar todas as colheitas.

 

Foi evidente o sucesso obtido, através do crescente número de dádivas em cada campanha, pelo que a juntar ao grande esforço, a vontade e persistência de lutar por uma causa nobre, a ADSTV veio unir os Núcleos já existentes e ofereceu condições para a formação de outros. Desde a fundação até a data de hoje o nosso Núcleo tem estado sempre representado nos órgãos sociais da ADSTV, participando com entusiasmo em cada acção promovida pela mesma.

 

Sendo aberto à comunidade, o Núcleo conta com mais de 295 dadores inscritos e com um número apreciável de potenciais dadores de medula óssea. O Núcleo promove duas recolhas por ano, na primeira semana de Maio e Dezembro.

Dádivas

 

As várias campanhas de sensibilização levadas a cabo pela Associação de Dadores de Sangue de Torres Vedras em parceria com o Núcleo da ASF Carvoeira, tem vindo a traduzir-se num aumento de dádivas em cada recolha que o IPS faz. Esta acção é meritória de referência, sobretudo porque vem demonstrar que o espírito de Solidariedade está bem vivo e cada vez mais presente no espírito de cada um. É importante lembrar o papel de relevo das equipas do Instituto Português do Sangue, pela qualidade e pela arte de bem receber quem vai dar o seu contributo, o dador necessita de se sentir seguro, tem sido essa a garantia do técnico que o recebe, só desta forma podemos garantir um bom e saudável crescimento do nosso núcleo, trabalhando em equipa e com a colaboração e entrega de todos. Nunca é demais referir que o seu contributo pode ser a diferença entre a vida e a morte, por isso lembre-se: Dar Sangue é dar Vida !

Dia da Família e do Dador.

 

21 Junho 2003, na comemoração do 11º Aniversário, a Direcção da Associação organizou uma homenagem aos Dadores de Sangue do seu Núcleo, convidando para fortalecer este momento o Presidente do Instituto Português do Sangue e a Governadora Civil de Lisboa Dr.ª Teresa Caeiro, que após a bênção de uma ambulância, entregaram a cada dador presente um Certificado de Honra pelas dádivas e participação nas acções do Núcleo.

O Presidente do IPS agradeceu a benevolência dos dadores, manifestando a importância da participação de todos em dar sangue, deixando um apelo " que o espirito se mantenha, porque dar sangue é dar vida".

Representações Oficiais

 

10 De Junho 2006 -A cidade de Torres Vedras, pela primeira vez recebeu uma das mais bonitas festas de homenagem aos Dadores de Sangue, o 13º Convívio Nacional e Internacional.

Promovido pela Federação e realizado pela Associação de Dadores de Sangue de Torres Vedras, este convívio teve como objectivo promover a dádiva de sangue e o agradecimento público ao dador.

A organização, com a colaboração dos mais de cem voluntários, dos directores da Associação ao Núcleo de Dadores da ASF Carvoeira, todos eles prestaram um magnífico serviço, garantindo um grande encontro .

I Encontro Regional do Dador de Sangue Torres Vedras

 

26 Setembro 2010 - A freguesia da Carvoeira recebeu o primeiro encontro regional de dadores de sangue de Torres Vedras, organizado pelo Núcleo da ASFC e da responsabilidade da ADSTV. A iniciativa, que contou com a colaboração da Junta de Freguesia, teve por objectivo o convívio entre dadores e a sua promoção, marcaram presença cerca de 600 dadores.

O programa incluiu uma missa campal, almoço volante e animação musical, com o acordeonista Francisco Maia Batista, Célia e Teresa Faria, Nuno Alexandre Bonifácio, o grupo Escola de Sapateado "Tap Dance"da Casa da Cultura - Salão Paroquial de Ponte do Rol e a terminar com a actuação do acordeonista Leonel Teixeira.

O Presidente do Instituto Português do Sangue, Dr. Gabriel Olim, deixou uma mensagem de gratidão e incentivo aos dadores e dirigentes dos muitos núcleos presentes na Carvoeira, não deixando de apelar à dádiva “Doar sangue é um dever moral dos cidadãos saudáveis para os cidadãos doentes. Constitui por isso uma demonstração de cidadania”.

O ponto alto foi a entrega dos certificados aos dadores com mais de dez Dádivas.

bottom of page