top of page

Formação.

A importância dos primeiros socorros e de uma formação contínua:


A grande maioria dos acidentes poderia ser evitada, porém, quando eles ocorrem, alguns conhecimentos simples podem diminuir o sofrimento, evitar complicações futuras e até mesmo salvar vidas.
 

O que se pretende com um curso de formação é valorizar a imagem do individuo e da instituição nas mais variadas competências, tendo sempre como referência o triângulo dos saberes nomeada­mente as competências Psicossociais / sócia afectivas, que permitem desen­volver as atitudes comunicacionais e os efeitos comportamentais, as competên­cias cognitivas que se situam ao nível do desenvolvimento intelectual e as com­petências psicomotoras para o desen­volvimento das capacidades manuais, situadas ao nível do saber-fazer.

 

A ASF Carvoeira concebe e desenvolve programas de formação inicial e contínua nas diversas áreas relacionadas com a sua actividade, dirigidas a profissionais internos e externos, nas quais os conceitos de habilitação e de funcionalidade humana assumem especial destaque. Melhorar os níveis de qualificação é de importância estratégica para sustentar um novo modelo de desenvolvimento, baseado na inovação e no conhecimento, que assegure a renovação do modelo competitivo da nossa economia e promova uma cidadania de participação qualificada. Entre as áreas temáticas dos programas de formação desenvolvidos encontram-se as seguintes: TAT (Tripulante de Ambulância de Transporte), Higiene e Segurança no Trabalho, Geriatria, Gestão de IPSS, Atendimento.

TAT Tripulante de Ambulância de Transporte

 

Objetivos gerais :

 

Habilitar os formandos com conhecimentos, teóricos e práticos, que lhes permitam exercer a atividade de Tripulante de Ambulância de Transporte, de acordo com a Portaria n.º 1147/2001, de 28 de setembro (Regulamento do Transporte de Doentes), com as alterações introduzidas pelas Portarias n.ºs 1301-A/2002 de 28 de setembro e 402/2007 de 10 de abril.

Abordagem Geriátrica para Tripulante de Ambulância

 

26 de Março 2011 – A ASF Carvoeira participou com elementos dos quadros profissionais, voluntários e directores,  na acção de formação sobre Geriatria, conduzida pelo Dr. Paulo Maia, no auditório da AD Cabeça Gorda.

Como os idosos são um grupo específico, com aspectos funcionais especiais do funcionamento dos seus órgãos que não podem ser tratados como um adulto saudável. A formação em geriatria tornou-se fundamental, uma vez que para tratar deste grupo de doentes é necessário que quem trabalhe directamente com eles, possua gosto particular para lidar e tratar do idoso, reforçando a formação e o conhecimento na fisiologia e fisiopatologia da pessoa idosa, assim como o conhecimento no tratamento específico destes doentes.

 

Workshop "Aprenda a comer"

 

27 de Novembro 2008, realizou-se no auditório da J F da Carvoeira, uma acção de reflexão, organizado pelo Grupo de Parceria Social, sobre o tema "Aprenda a comer". Participaram como oradores, a Dr.ª Elsa Feliciano, nutricionista da Sub-Região de Saúde de Lisboa, e o Professor Fernando de Carvalho, responsável da Câmara Municipal de Torres Vedras. Estiveram presentes, técnicas de acção social das ipss de Maceira, Turcifal, Outeiro da Cabeça e Carvoeira, a directora do Centro Educativo da Carvoeira, auxiliares, Junta de Freguesia e profissionais da cozinha das referidas instituições.

A terminar ficou o alerta e um concelho da Dr.ª Elsa Feliciano, um plano «o mais adequado possível ao estilo de vida» e isto passa por «um fraccionamento das refeições ajustado aos horários da pessoa, pela recomendação de certos alimentos, nomeadamente os produtos hortícolas e os frutos, que são mais ricos em fibra, e por evitar os doces».

Simulacro de Socorro

 

ASF Carvoeira tem organizado periodicamente exercícios de Simulacro de Socorro, para testar os conhecimentos dos socorristas, as comunicações, os procedimentos e familiarizar para uma eventual situação.

Para levar a cabo as operações e de forma a tornar este evento o mais real possível, contou-se com a participação da população da Freguesia, o Simulacro foi elaborado por um Técnico credenciado da Cruz Vermelha Portuguesa, Carlos Gonçalves, que acompanhou todas as situações criadas. Seguem-se uma sequência de cenários que foram executados na prática e que compreendem uma componente teórica de apresentação seguida de curtas questões que teve por objectivo lançar o debate entre os constituintes das equipas.

As equipas formaram-se de 4 elementos e foi eleito um chefe de equipa que respondeu às questões comunicando as decisões do grupo.

Formação contínua

 

Formação em higiene e Segurança Alimentar – Sistemas de segurança alimentar, abordagem à higiene alimentar, regras para manipulação de bens alimentares, legislação e noções básicas de HACCP. Formação ministrada pela Pretrab, S.A.

 

Formação Públicos Estratégicos para Obtenção de Especialização em Igualdade Género - Enquadramento conceptual, abordagem Social, Jurídica, Igualdade de Género e Metodologias de Formação em Igualdade e sugestões de operacionalização. Formação ministrada pela Sociedade de Educação e Formação do Oeste, Lda.

 

Formação sobre a importância das IPSS na prestação de cuidados à população sénior proferida pelo Dr. José Carlos Borges Batalha, Presidente da União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Lisboa, realizada no Centro de Dia dos Leões de Portugal em Lisboa.

 

Atendimento personalizado (50h) na Junta de Freguesia São Pedro e Santiago;

 

Programa Comunitário Ajuda Alimentar a Carenciados - Procedimentos e aplicação informática no Instituto da A segurança Social;

Ferramenta de Gestão Organizacional para Decisores de Organizações do Terceiro Sector, realizada pela Dianova;

 

Ética, Ergonomia e prevenção de acidentes domésticos, da responsabilidade da Enfermeira Catarina Ângelo

 

Formação de Gestão Avançada de IPSS, Universidade Católica;

Os utentes da ASF Carvoeira frequentaram a seguinte formação:

 

Casa Segura – Prevenção de acidentes domésticos com pessoas idosas, realizada na Associação pela Enfermeira Catarina Ângelo, estagiaria no Centro de Saúde de Torres Vedras. Realizada dia 23 de Maio de 2012.

bottom of page