top of page

Padroeira Nª Sª de Fátima.

Nossa senhora de Fátima (ou Nossa Senhora do Rosário de Fátima) é a designação pela qual é conhecida, na religião católica romana, a Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo, pelos católicos ou outras pessoas que acreditam em sua aparição durante seis meses seguidos para três crianças em Fátima, localidade portuguesa em 1917.

A aparição é associada também a Nossa senhora do Rosário ou a combinação dos dois nomes, dando origem a “Nossa Senhora do Rosário de Fátima”, pois, segundo os relatos, “Nossa Senhora do Rosário” teria sido o nome pelo qual a Virgem Maria se haveria identificado, dado que a mensagem que trazia consigo era um pedido de oração, nomeadamente a oração do santo Rosário.

Esta designação de Maria é venerada e intitulada como Padroeira Oficial do reino de Santa Maria, possuindo segundo a constituição, status de símbolo Nacional pela sua abrangência religiosa.

13 de Outubro dia da ultima aparição, foi a data escolhida pela Direcção da ASF Carvoeira para celebrar a devoção e agradecimento a Nossa Senhora de Fátima.

Consagração a NªSª Fátima.​



13 de Outubro de 2003, Ao longo dos anos de existência da ASF Carvoeira, sempre que uma ambulância sai em serviço, o momento é extremamente delicado, é nesta altura que todos se sentem protegidos e recorrem à sua fé, para que a força e sabedoria possa contribuir para o fim a que foram destinados e educados.

O conceito de religião não deixa de pertencer ao íntimo de cada indivíduo, todavia é nos momentos de preocupação, que cada um recorre à sua fé, pelo que a inter-relação existente entre a Instituição e a Igreja, nos permite associar as nossas emoções á sensibilidade. Estamos convictos que ao ter como símbolo da nossa fé, a imagem de Nossa Senhora de Fátima, se transmite o poder emocional da segurança e protecção a todos aqueles que acreditam em dar o seu melhor em prol do seu semelhante.

Para oficializar o acto da Consagração, que se celebrou no dia 13 de Outubro na Igreja da Carvoeira, a Bênção da imagem de Nossa Senhora de Fátima, pelo Sr. Padre Ricardo, de onde saiu em procissão de velas, acompanhada pelo Corpo de Socorristas, familiares e crentes em geral.

Ninguém ficou indiferente á chegada da imagem de Nª Sª de Fátima á Sede da Associação, recebida sob uma chuva de pétalas de rosas e emoções, mas o momento mais fortemente sentido, esteve na leitura de um texto de Consagração, lido por todos os elementos presentes.

Promessa Cumprida.​



Fátima e o seu Santuário é uma das zonas do país mais frequentadas durante o mês de Agosto. Isso deve-se não apenas ao facto de ser um período de férias mas, sobretudo, pela presença dos emigrantes portugueses que regressaram para passar algum tempo nas suas terras, junto dos familiares ou simplesmente para tratar dos seus haveres em Portugal.

São milhares de visitantes diários que dão um colorido diferente à cidade e aos seus lugares sagrados, a fé dos devotos de Nossa Senhora é grande. O movimento em redor da capelinha da Virgem é extraordinário. O percurso é sempre idêntico: entram no Santuário, dirigem-se à Capelinha das Aparições, fazem as suas orações e de seguida colocam as velas, cumprindo assim promessas feitas.

Fresco e cinzento, foi desta forma que o dia acordou e nos fez transportar para aquele que seria o melhor momento e mais caloroso vivido na e para a história da Associação de Socorros.

Já ia longa a promessa de um dia transportar a Imagem da Nª Sª de Fátima naquele que é o mais bonito e sagrado chão de Portugal - Santuário de Fátima. O grupo de socorristas, apresentou-se nervoso pelo ambiente, mas muito profissional e orgulhoso, sabiam que a sua missão era única e tudo correu na perfeição, o momento mais alto foi a saída da capelinha das aparições e o percurso pelo recinto entre os olhares dos milhares de peregrinos.

Imagem Peregrina NªSª Fátima.​



Quando o Santuário de Nossa Senhora de Fátima celebrava os 90 anos das aparições de Nossa Senhora a três crianças, Jacinta, Francisco e Lúcia, respectivamente com 7,9 e 10 anos, decidiu-se em reunião do clero da Vigararia pedir ao Santuário de Fátima que enviasse uma imagem Peregrina para esta Vigararia de Torres Vedras. Estando a Veneranda Imagem da Virgem Santa vários dias em cada paróquia deste Concelho, de 25 a 29 de Junho de 2006 percorreu a paróquia de Nossa Senhora da Luz da Carvoeira.

O tempo de preparação para a chegada e permanência na nossa Freguesia da Imagem de Nossa Senhora de Fátima foi um exemplo de empenho e inter ajuda de quase todas as entidades da Freguesia e pessoas de todos os lugares. A Associação de Socorros em tudo o que era possível, no auxílio e acompanhamento da Imagem, na coordenação em união com os Servitas de Fátima, a GNR e Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, todos foram incansáveis e se empenhavam para que tudo corresse o melhor possível, também na presença das várias Associações da Freguesia que se fizeram representar.

Se foi com emoção e alegria que recebemos a Veneranda Imagem Peregrina, foi com júbilo e gratidão que dela nos despedimos e a fomos entregar no lugar de Penedos, Freguesia e Paróquia de Runa.

Pe. Ricardo Jacinto, Pároco

bottom of page